Home
Cidade do Cabo
Safaris
Hotéis
Dicas
Províncias
Visto e vacinas
História
Clima
Mapas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Visitantes

 

As nove províncias da África do Sul:

 1. Cabo Ocidental

A província do Cabo Ocidental foi formada em 1994 com a região sudoeste da anterior província do Cabo. A sua capital é a cidade do Cabo, também a capital legislativa da África do Sul. Nesta província encontra-se o cabo da Boa Esperança e o ponto mais austral de África, o cabo das Agulhas; é também nesta província onde se encontra a principal região produtora de vinho do país.

O Cabo Ocidental tem uma área de 129 370 km² e uma população (em 2001) de 4 524 336 habitantes, dos quais mais de 50% são mulatos.

 2. Cabo Setentrional

A província do Cabo Setentrional foi formada em 1994 com a região norte da anterior província do Cabo. A sua capital é Kimberley, também a capital dos diamantes da África do Sul.

O Cabo Setentrional tem uma área de 361 830 km² e uma população (em 2001) de 822 726, dos quais mais de 50% são mulatos.

 3. Cabo Oriental

A província do Cabo Oriental da África do Sul foi formada em 1994 com a região oriental da anterior província do Cabo mais os antigos bantutões de Transkei e Ciskei. A sua capital é a cidade de Bisho. Esta província considera-se a pátria dos Xhosa, onde nasceram vários importantes sul-africanos, como Nelson Mandela e Thabo Mbeki.

O Cabo Oriental tem uma área de 169 580 km², correspondentes a 13.9% da superfície da África do Sul e uma população (em 2001) de 6 436 761 habitantes, ou seja, 14.4% da população total do país.

 4. KwaZulu-Natal

KwaZulu-Natal (freqüentemente chamada de KZN; anteriormente chamada apenas de Natal) é uma província da África do Sul localizada na sua costa oriental, tendo como fronteiras: a norte, Moçambique, Suazilândia e a província de Mpumalanga; a oeste, o Lesoto e a província de Free State; e, a sul, a província do Cabo Oriental. Tem uma área de 86.967 km² e uma população de 8.713.000 habitantes (estimativa de 1995).

 5. Estado Livre

A Província do Estado Livre (em inglês Free State) é a província da África do Sul que deriva do antigo Estado Livre de Orange. A sua capital é Bloemfontein, que é igualmente a capital judicial do país. A 9 de Junho de 1995, o seu nome foi alterado de Estado Livre de Orange para Estado Livre. As actuais fronteiras datam de 1994, quando os Bantustões foram abolidos e integrados nas províncias da África do Sul.

Situa-se numa vasta planície no coração da África do Sul. O solo é rico e o clima ameno, imprimindo à economia uma forte base agro-industrial. É conhecida como o celeiro da África do Sul, onde mais de 30.000 explorações agrícolas produzem mais de 70% do consumo de cereal do país. Tem igualmente algumas das minas de ouro e diamantes mais produtivas de todo o mundo.

Localizado bem no centro geográfico da África do Sul, faz fronteira com as províncias do KwaZulu-Natal, Mpumalanga, Gauteng, Noroeste, Cabo Ocidental, Cabo Oriental e ainda com o Lesoto.

 6. Noroeste

O Noroeste é uma província da África do Sul. A sua capital é Mafikeng, antigal capital do Protectorado Britânico da Bechuanalândia. Faz fronteira a norte com o Botsuana (distitos de Kgalagadi, Sul, Sudeste e Kgatleng), a nordeste com a província de Limpopo, a este com a província de Gauteng, a sul com a província do Estado Livre, e a oeste com a província do Cabo Ocidental.

 7. Gauteng

A província de Gauteng foi formada em 1994 com a região central da anterior província do Transvaal, onde se encontra a capital da África do Sul, Pretoria, e a cidade de Johannesburg, sua capital e também a capital económica do país.

O seu nome é uma palavra da língua seSotho que siginifica lugar do ouro, referindo a importante indústria que se desenvolveu nesta região, a seguir à descoberta de filões daquele metal, em 1886, no Witwatersrand. A palavra em seSotho, por sua vez, deriva da palavra em africânder "goud" (ouro) com o sufixo locativo "ng." A primeira letra da palavra pronuncia-se duma forma gutural, semelhante ao "ch" na palavra alemã "achtung", que é a pronúncia normal da letra G naquelas duas línguas africanas.

Gauteng é a menor província da África do sul, com uma área de 17 010 km² e a mais populosa do país, com 8 837 172 de habitantes (em 2001).

 8. Mpumalanga

A Província de Mpumalanga foi formada em 1994 na África do Sul com a região oriental da anterior província do Transvaal, incluindo os bantustões de KaNgwane, KwaNdebele e partes de Bophuthatswana e Lebowa. Faz fronteiras com Moçambique e Suazilândia a leste e com as províncias do Limpopo, a norte, Gauteng, a oeste e Estado Livre e KwaZulu-Natal, a sul. A sua capital é a cidade de Nelspruit.

Cortada pela escarpa do Drakensberg, a parte norte desta província é rica em minérios e excelente para o turismo, sendo de destacar a parte sul do Parque Nacional Kruger que, em conjunto com o Parque Nacional do Limpopo, em Moçambique, e com o Parque Nacional Gonarezhou, no Zimbabwe, formam a área de conservação transfronteiriça do Grande Limpopo.

 

 9. Limpopo

A província do Limpopo foi formada em 1994 na África do Sul com a região nordeste da anterior província do Transvaal, incluindo os bantustões de Gazankulu, Venda e parte de Lebowa. Faz fronteiras com o Zimbabwe, a norte (através do rio Limpopo, do qual tirou o nome), Moçambique, a leste e com as províncias do Mpumalanga, Gauteng e Noroeste, a sul. A sua capital é a cidade de Polokwane (anteriormente chamada Pietersburg).

Esta província partilha com a de Mpumalanga a parte norte do Parque Nacional Kruger que, em conjunto com o Parque Nacional do Limpopo, em Moçambique, e com o Parque Nacional Gonarezhou, no Zimbabwe, formam a área de conservação transfronteiriça do Grande Limpopo.

Outro importante marco nesta província é a Paisagem Cultural de Mapungubwe, classificado pela UNESCO como património da humanidade.

A província do Limpopo tem uma área de 123 900 km² e 5 273 637 habitantes (em 2001).

Fonte: http://pt.wikipedia.org